Pesquisar neste blogue

sábado, 17 de maio de 2014

Uma maçã (verde) por dia... para um ventre liso!

Set of red and green apple fruits with cut and green leaves. Vector illustration. - stock vector 
Bons dias. Hoje venho falar-vos de uma nova actualização (para manter!) à minha dieta: uma a duas maçãs, de preferência verdes, por dia.

A maçã, que na História e Cultura sempre foi referência, qual fruto 'mágico' e místico, desde as Escrituras Sagradas no começo do Mundo, na Bíblia (Génesis, a Eva e o Pecado Original...), até à velha estória da Branca de Neve... :) 

Esta ideia de uma a duas maçãs por dia (entre outras) encontrei-a online como dica da atleta e treinadora Felicia Romero, neste seu artigo:
 De facto e como sabemos, uma grande parte - se não a maior mesmo - dos nossos resultados em termos de forma física passam pela dieta, pois de nada vale treinarmos imenso se depois comermos mal, claro está...
Seja para se perder peso, seja para se ganhar massa (magra - quanto mais magra tivermos, mais queimamos da gorda!), a dieta é muito importante. E um dos grupos musculares e áreas do corpo onde todos nós projectamos e nos focamos nos 'primeiros lugares', como 'espelho' da nossa saúde e boa forma (ou falta dela :)) é a ... barriga 8-)

Se tivermos um abdómen liso e trincado / definido, o mais certo é tudo o resto no nosso corpo estar também equilibrado, e como tal, que temos um estilo de vida saudável a todos os níveis. Isto já para não referir que excesso de gordura abdominal está directamente ligado a uma série de possíveis doenças...
Conceptual background on the theme of obesity and healthy eating. Eps 10 - stock vector

Ora no meu caso, desde que me conheço como gente que sempre aspirei a ter uma barriga lisinha e trincada, sendo que esta área do meu corpo sempre foi (e infelizmente ainda vai continuando a ser) o meu grande calcanhar de Aquiles (ou pelo menos aquele a que sempre dei mais importância :)...:

Entre hiperlordoses, flacidez, músculos abdominais fracos, e inchaço derivados de alergias alimentares, venha o Dia*o e escolha! :(
Sempre li que só fazer flexões abdominais 'sem fim' (normalmente conhecidas como 'crunches') não é a solução e pode mesmo ser contra-producente, pois pode acabar por criar uma parede (abdominal) a modos que 'espetada' para fora, saída...
Por outro lado, fortalecer a parede abdominal com exercícios como 'prancha', e ainda os 'cardio' de alta intensidade, ou seja, trabalhando o corpo num todo, tudo aliado à boa dieta e ainda reduzindo-se bastante a percentagem total de gordura corporal, são a chave para o dito ventre lisinho, forte e trincado.

É aqui que entra a maçã como ajuda: segundo a Felicia e conforme pesquisei também, a maçã não é só a boa e velha 'recomendação do doutor' para uma saúde de ferro no geral:  parece que a maçã contém fibras muito boas à nossa flora intestinal, bem como uma série de outras substâncias (é um questão de pesquisarem as propriedades da Maçã). Sendo que é ainda uma fruta de relativo baixo valor glicémico, torna-se assim um óptimo complemento da nossa dieta (desportiva / saudável), e como para mim todas as ajudas são poucas e mal não faz (pelo contrário, desde que não nos 'enchamos' de outras frutas ao longo do dia, claro - não esquecer o açúcar naturalmente nelas contidas...), tenho então incorporado esta 'dica' diariamente.

Podem e devem consumir a vossa maçã de várias maneiras: pessoalmente asso no microondas, ou ainda ralo com casca directamente para o prato na refeição, (independentemente de ser carne, peixe - nestes casos adiciono vinagre à maçã ralada - ou um lacticínio, como lanche)! 

Quanto à casca, pessoalmente deixo-a e consumo-a com a maçã, mesmo não podendo consumir maçã biológica, pois a casca ajuda a 'atrasar' a absorção dos açúcares da maçã, e é ainda onde estão vitaminas e a tal fibra que é tão útil então à flora, bem como à saciedade.

E então, vão começar a dar uma chance à bela da boa e velha maçãzinha?; vão experimentar por uns tempos a ver se faz alguma diferença? Vamos, façam-no comigo :)
Beautiful blond girl with perfect figure holding apple. Idea of healthy nutrition and diet.  - stock photo
{Pois, esta não sou eu, está bom de ver, mas lá que é uma inspiração, é, ora digam lá! :D ;)}
 
 

















Sem comentários:

Enviar um comentário

Também tens um metabolismo acelerado? Pois então não estás só. Vá, não tenhas vergonha, comenta! ;)