Pesquisar neste blogue

sábado, 16 de agosto de 2014

Meu plano de treino 'por estes dias' :)

Brutal athletic woman pumping up muscules with dumbbells - stock photo
Olá novamente. Quanto então ao meu plano de treinos, voltei a alterá-lo, e neste momento está assim: no total treino 4 vezes / dias na semana, sendo que desses quatro três são foco em músculo. Desses três, dois incluem cargas e o terceiro apenas peso do próprio corpo (calisténicos). Dos dois que incluem cargas, um é mais clássico, ainda que sempre em estilo Circuito, com mínimas pausas (para manter o ritmo cardíaco sempre acelerado e o metabolismo, assim, em zona de queima). Quando digo clássico é porque é focado em força: máximo de cargas que eu aguente, mínimo de exercícios - focando o corpo num todo, compostos e / ou grandes grupos musculares - mínimo de séries e de repetições também. Vou saltando de exercício que foque um grupo muscular diferente, para outro, como de costume, para dar tempo a esse grupo de descansar e já que não há grandes pausas para recuperação muscular.

O dia de calisténicos é mais para tónus, aceleramento de metabolismo e diversão, pois é quando faço os afundanços / 'dips' de peitoral, bem como quando uso a minha barra de elevações e faço as mesmas, 'ao falhanço' (no caso então de exercícios só com peso do próprio corpo).
No terceiro e último dia de treinos de força faço então algo mais ao estilo 'CrossFit' / 'Powerlifting', e sendo que este é mesmo o meu estilo de treino favorito: vou rodando exercícios que vou vendo, dos meus favoritos e os quais ainda não fiz, e faço então uma combinação de exercícios pliométricos, calisténicos e com cargas também, para o menor tempo ou para máximo de rondas, conforme o desafio em causa.
Pushup.Sporty girl doing exercise pushups on wooden floor,studio shot  - stock photo
Finalmente, no último dia da semana (geralmente Domingo) faço só um Tabata de manutenção cardiovascular / 'HIIT' / estímulo metabólico, para terminar a semana, onde faço os clássicos: 'burpees', saltar à corda, agachamentos com salto, e também abdominais, etc..
Entre cada dia de treino dou, portanto, um dia de descanso, ou seja, não há nenhum tipo de treino propriamente dito, embora possa estar mais ou menos activa no dia, conforme os meus compromissos e actividades, claro.

E é isto. A intenção é combinar o melhor de todos os mundos, e sendo que embora eu queira perder gordura corporal também que tenho em excesso, o meu foco principal é sempre o ganho de peso. Não treino mais que isto pois para este tipo de objectivo de facto o treino deve ser intenso mas moderado, inteligente. Estimulante o suficiente nos músculos, mas não em demasia. O restante é dieta adequada e descanso. Isto é o meu plano pessoal, com base em alguma experiência já adquirida e muita experimentação, mas também no que me estimula, pois nem tudo pode ser só 'o que deve ser feito', pelo menos para mim: se o treino não fôr prazeroso e estimulante o suficiente, não interessa fazer sacrifícios. Isto é um estilo de vida, e não um sacrifício. No entanto, se vós puderdes consultar-vos com um treinador, um especialista que vos possa montar treino e dieta para os vossos objectivos, tanto melhor :)
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Também tens um metabolismo acelerado? Pois então não estás só. Vá, não tenhas vergonha, comenta! ;)