Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Como preparar vegetais para o dia todo - minha dica 'das três maneiras' fáceis

Healthy vegetable stir fry cooked in a Chinese style wok. - stock photo 
Olá a todos. Hoje deixo-vos aqui uma dica de como prepararem os vossos vegetais de forma rápida e prática como acompanhamento para o dia inteiro de refeições.
 Como sabem, os vegetais têm inúmeros benefícios, de entre eles: saciam (têm fibras e água); têm vitaminas e minerais, e são ainda pouco calóricos e muito saudáveis, pelo que devem fazer parte do maior número de refeições possível num dia.
 Pessoalmente recorro muito a três formas de preparar os meus vegetais:

A primeira é a que vêem na imagem acima: salteados. Literalmente demora-me 5 min.: colocar os vegetais lavados e cortados (e descascados também, quando é o caso) na frigideira, juntar-lhe manteiga, temperos e depois é só deixar a cozinhar em lume médio e constante (destapado) pelos ditos 5 min. Esta é a forma a que recorro no caso de vegetais que não se consumam tão bem no seu estado crú.
steamed vegetables of yellow, green and orange colors on white round dish isolated over white background. Side view. - stock photo 
 A forma seguinte a que muito recorro é a de simplesmente cozer no microondas vegetais que / quando os compro embalados e congelados: coloco os vegetais em causa num recipiente próprio de ir ao microondas, tapo o mesmo MAS NÃO completamente, e de seguida selecciono o programa do próprio aparelho para vegetais, conforme também a quantidade (peso os vegetais primeiro na minha balança digital de cozinha). Normalmente não adiciono água pois os vegetais estando congelados irão largar essa mesma água durante a cozedura. No final sirvo os vegetais só com um fio de azeite, vinagre, sal e pimenta. Para este método exige-se que não se coza em demasia os vegetais, pois estes serão muito mais saborosos se ficarem al dente, sendo ainda que assim os seus benefícios nutricionais são respeitados e não se perdem na cozedura.

greek salad in black plate - stock photo 
 Por fim recorro à boa e velha salada - cortar, descascar e lavar os vegetais de escolha, e colocar tudo dentro de uma saladeira, temperando de seguida a gosto. 
Para qualquer uma das formas de preparar vegetais referidas pode e deve ser-se criativo, acrescentando por exemplo: as proteínas; fruta, nozes, sementes, enfim, o que mais se goste e que a imaginação dite. Terão assim uns vegetais deliciosos para consumir a qualquer momento, mesmo como snack :)

Espero que tenham gostado destas sugestões e que as experimentem e apliquem. Façam sempre questão de prepararem os vossos vegetais de antemão, que depois é só complementarem com as proteínas (e eventualmente amidos e fruta) e assim já têm um elemento fundamental arrumado e uma refeição adiantada, completa e equilibrada :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Também tens um metabolismo acelerado? Pois então não estás só. Vá, não tenhas vergonha, comenta! ;)