Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Novo desjejum (dias 'de descanso') - sumo de vegetais

Fresh vegetable juices isolated on white - stock photo 
Bons dias. Hoje trago-vos o novo desjejum que comecei a fazer precisamente hoje, para dias sem treino (ou seja, nos dias de descanso dos treinos), com base neste artigo para abdómen liso / flora intestinal em forma todo o ano {http://www.bodybuilding.com/fun/20-ways-to-keep-year-round-abs.html}
O mesmo consiste então em um ovo (estrelado - para o quebrar do catabolismo nocturno - albumina é proteína de alto valor biológico e de rápida assimilação pelo organismo) acompanhado de um sumo de vegetais. No caso o de hoje levou:
um pouco de pepino; 
uma folha pequena de couve roxa, bem como de couve normal, e ainda 
alface e salsa picada, até tudo perfazer um copo, com um pouco de água.
Temperos foram um pouco de gengibre ralado na hora, 1 c. de café de sementes de sésamo (gordura e minerais), e finalmente pitada de canela e gotas de limão.
Foi tudo passado ontem à noite, de véspera, para estar prontinho a consumir de manhã, e mantido no frigorífico, claro. Não sabe mal de todo, pois tem apenas o sabor leve aos vegetais.

Esta bebida em dias de descanso passa a ser o meu primeiro líquido da manhã (portanto, no lugar de água ou chá), e a ideia aqui é fornecer ao organismo apenas um cocktail de vitaminas, minerais, alguma gordura, e proteína claro (ovo), promovendo assim também uma limpeza do corpo.

Como já sabem, o principal nutriente energético que se dá ao corpo pela manhã é aquele que o mesmo vai utilizar melhor ao longo do dia, pelo que em dias em que não se vá treinar de seguida (pelo menos) o ideal será mesmo começar-se a manhã com gorduras (e proteína). No caso a vitamina de vegetais (verde escuros, preferencialmente) é um bónus a todos os níveis: vitaminas, hidratação, desintoxicação, e ainda garantem logo uma boa dose de vegetais a começar o dia, sem ter nenhum contra, pois os vegetais têm um índice glicémico (IG) muito inferior relativamente a fruta ou amidos (e ainda contém água e fibras).
Daí a meia ou uma hora posso então fazer o meu pequeno-almoço mais completo (no caso passada uma meia hora, que já acordara com fome para variar, foi um iogurte natural com meia banana-da -Terra pouco madura, cozida no microondas por 5 min. - amido de lenta absorção e como está pouco madura, não tem um IG assim tão elevado quanto isso - ou seja, não causará piques insulínicos, desequilíbrios na energia, nem grandes ganhos de gordura).
E então, vão experimentar esta receita para um amanhecer cheio de energia e equilibrado? :)
 Image of woman with barely seen panties from her leggings - stock photo
 




Sem comentários:

Enviar um comentário

Também tens um metabolismo acelerado? Pois então não estás só. Vá, não tenhas vergonha, comenta! ;)