Pesquisar neste blogue

sábado, 22 de março de 2014

Novo desjejum

 Bons dias. Venho falar-vos de um novo lanche desjejum (portanto, assim que acordo e mal me consiga meter na cozinha) que ando a fazer (diariamente) no lugar do que fazia e de que vos falara, e que era um lacticínio fermentando açucarado (com açúcares de rápida absorção, portanto).
Desta feita estou a experimentar cortar com o tal açúcar rápido, pois como se sabe o açúcar é um 'alimento' inflamatório, incha (a barriga; entre tantos outros contras que bem conhecemos, claro) e por outro lado pode ser um choque para o corpo receber um açúcar rápido assim logo de manhã após ter estado tantas horas sem qualquer alimento, certo (tenho também procurado me informar sobre este assunto, mas não é consensual, pois 'uns' dizem que não há problema...)?
No fundo vamos experimentando até compreender o que funciona melhor connosco. Não sei tudo, como é óbvio (pesquiso imenso), e quando queremos resultados rápidos e duradouros (pois... :)), e sendo que já treino consistentemente há cerca de dois anos e meio, ficamos um pouco ansiosos querendo 'alterar tudo' constantemente e acertar com a fórmula de uma vez por todas... 8-) 

O facto é que tenho aumentado de peso (o que é bom): neste momento (tirado esta manhã) e segundo a minha balança estou com 47 kg. certos (máximo até agora - a minha meta são pelo menos 51 kg., com máximo de 18% de gordura, coisa que já tive - os tais 18% de massa gorda - simplesmente porque é uma meta realista e fica-se com um corpo saudável, com curvas, em boa forma mas sem flacidez). O problema é que a BF (em Inglês 'body fat' ou seja, percentagem de gordura corporal) aumenta em proporção - e aparentemente - pelo que neste momento estou com 21% (10 kg.) de massa gorda (do total desses 47kg.)
 É natural num processo de 'bulking' que se ganhe também gordura. Não é propriamente realista querer-se ganhar músculo, tendo de comer bastante e estando ao mesmo tempo a perder peso (se assim fôr, é porque certamente também se estará a perder algum músculo). Pode-se sim minimizar os ganhos de gordura enquanto se alimenta principalmente o músculo, o que seria o ideal, mas isso obriga a muito controle da dieta e noção das calorias ingeridas diariamente; tipo de alimentos, treino correcto e ainda idealmente suplementação...

Mas voltando então ao meu desjejum: neste momento, para ver se evito inchar a barriga (a minha barriga sempre foi inchada e fora isso ainda tenho uma hiperlordose {curvatura exagerada da base da coluna, na zona lombar}, o que não ajuda nada ao tal 'efeito' ventre liso...), dar demasiado stress ao corpo (pela libertação de insulina, certo, principalmente em dias de descanso) e poupar algumas calorias que neste caso só se transformam em ganhos de mais gordura, estou consumindo pela manhã uma fonte de lacticínio fermentado (sempre com um pouco de alfarroba - que é um hidrato complexo, pelo que nesse caso ajuda - e canela) juntamente com uma peça pequena de fruta.
Assim garanto a nutrição do músculo logo pela manhã - quebrar do catabolismo nocturno - mas sem os tais contras acima referidos. A fruta por seu lado contém açúcares rápidos naturalmente presentes sim, mas não só: tem também fibras e água que tornam a digestão desses açúcares mais eficiente, digamos assim.
Seguidamente bebo um copo de água para pôr tudo a mexer cá dentro bem como para desintoxicar o organismo: a água é o melhor desintoxicante natural que há, e dessa forma ajuda também à regulação do trânsito intestinal, o que é fulcral para um ventre liso pela eliminação de toxinas que propicia. Se se lhe juntar gotas de limão, tanto melhor! :)


{Note for English-Speakers readers: for comprehension on the text above please translate it on the Google Translator or similar, by copying it then pasting it there. Thanks!} 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Também tens um metabolismo acelerado? Pois então não estás só. Vá, não tenhas vergonha, comenta! ;)