Pesquisar neste blogue

domingo, 23 de março de 2014

Treino de hoje - desafio de repetições de exercício combinado para o menor tempo

Boas. Esta semana comecei a acrescentar um dia a mais de treinos. Como fica o meu dia de treino 'livre' (ou seja, fora do plano que sigo nos restantes três dias) decidi experimentar um treino que andava curiosa para, e sendo que faz parte do meu tipo de treinos favoritos; no caso: um único exercício combinado (ou seja: vários movimentos seguidos contando como uma sequência), no caso para completar 20 repetições totais dessa dita sequência no menor tempo possível - ou seja, sem grandes pausas a não ser quando necessário, claro, para se poder respirar e assim recuperar um bocadinho... :)
Como tenho uma playlist de vídeos com exercícios de que gostei para ir realizando, fui lá buscar então este que por lá andava guardado.
É da Tatianna {http://www.lovingfit.com/exercises-workouts/handstand-combo-upper-body-workout-challenge/} e é um exercício que requer apenas a força / resistência do nosso próprio corpo, e mais uma parede (e quanto muito um tapete no chão à nossa frente, caso o chão em causa seja duro).
Desenganem-se, no entanto, se acham que por isso é mais fácil. Foi até agora o dia de treinos mais duro que fiz neste últimos tempos.

Ora a sequência consiste em:
numa posição estilo 'downward dog' de Yoga (rabo espetado para cima) e olhando assim para uma parede, de costas, começam a 'escalar' a mesma com as pernas, ficando assim na posição de pino contra a dita.
Daí abrem as pernas (em 'V', portanto) e segurando-se bem numa só mão, tocam com a outra na perna do mesmo lado. Poisam essa mão no chão e repetem com a outra (outro lado). Fazem isto um total de quatro vezes, sempre alternadamente.
Seguidamente vão descendo para o chão controladamente, e na posição de prancha fazem 4 flexões de braços mas com uma perna a passar por dentro, dobrada pelo joelho, para o lado contrário (dessa perna), alternadamente também.
Daí estendem-se ao comprido no chão, na mesma posição (portanto, barriga para baixo, claro) e esticando pés e braços à frente (pernas tocando no chão) levantam o tronco do chão o mais que consigam, ao mesmo tempo que puxam os braços para trás ('levantamentos de costas'), também quatro vezes.
 Por fim voltam com os braços à vossa frente e empurram o corpo recto e firme para cima pelas mãos, por forma a se conseguirem erguer do chão, e repetem toda a sequência.

Este treino foi bastante desafiante para mim!: os movimentos mais difíceis foram mesmo o aguentar-me numa só mão enquanto tocava com a outra na perna, na posição de pino, e depois descer controladamente daí para o chão e ainda ter de fazer as ditas flexões.
Este treino demorou-me 17 min. e 17 seg. a concluir (portanto, as ditas 20 repetições da sequência) mas no fim sentia-me lindamente :)

Como vêem, um treino simples, sem necessidade de grandes equipamentos nem complicações (nem mesmo espaço; só mesmo a parede) mas bastante completo e puxado (trabalhando essencialmente o tronco todo, os 'abs' e também a nível cardiovascular), pelo que não há desculpas ;)
Esta foi a versão avançada do exercício, no entanto podem acompanhar na ligação / vídeo as versões para quem se esteja a iniciar e não consiga ainda fazer estes movimentos exigentes na sua variante mais difícil. Lá encontrarão passo a passo a explicação para a sequência de movimentos, mas verão que é mais simples do que parece, porque depois é só seguir a mesma.
Bons treinos ;)
{Note for English-Speakers readers: for comprehension on the text above please translate it on the Google Translator or similar, by copying it then pasting it there. Thanks!}
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Também tens um metabolismo acelerado? Pois então não estás só. Vá, não tenhas vergonha, comenta! ;)